domingo, 3 de fevereiro de 2013

Les Miserables.

Now life has killed the dream I dreamed. 

FILME: Les Miserables (Os Miseráveis) ; Baseado na obra de Victor Hugo.
ANO DE LANÇAMENTO: 2012 (EUA) / 2013 (BR)
DIREÇÃO: Tom Hooper.
DURAÇÃO: 2 horas e 38 minutos.
GÊNERO: Musical, drama.
ORÇAMENTO: US$ 61 milhões.
ELENCO: Hugh Jackman, Anne Hathaway, Russell Crowe, Amanda Seyfried, Eddie Redmayne, Samantha Barks, Helena Bonham Carter e Sacha Baron Cohen.
SINOPSE: Adaptação de musical da Broadway, que por sua vez foi inspirado em clássica obra do escritor Victor Hugo. Situado no século XIX, na França, ‘Os Miseráveis’ conta a história de sonhos partidos e amor não-correspondido, paixão, sacrifício e redenção - um testemunho atemporal da sobrevivência do espírito humano. Hugh Jackman interpreta o ex-prisioneiro Jean Valjean, caçado por décadas pelo policial Javert (Russell Crowe) depois que ele foge da condicional. Quando Valjean concorda em tomar conta da jovem filha de Fantine (Anne Hathaway), Cosette (Amanda Seyfried), suas vidas mudam para sempre."


INDICAÇÕES AO OSCAR:

Melhor ator - Hugh Jackman
Atriz coadjuvante - Anne Hathaway
Mixagem de som
Figurino
Design de produção
Maquiagem e cabelo.


MELTIDA TAGARELA: Na moral mesmo? Posso passar horas, dias, meses tentando definir a beleza desse filme e jamais acharei uma descrição adequada. Impecável deve ser a palavra ideal. Talvez fenomenal, não sei. É como se nenhuma palavra fosse capaz de retratar as mensagens e as sensações passadas por "Os Miseráveis".

As quase três horas no cinema foram, sem a menor sombra de dúvida, as mais especiais que tive nos últimos dias. Não sou nem ao menos capaz de explicar o fluxo do filme, pois tudo é completamente intenso, marcante. Do início ao fim, pouquíssimas são as falas que não são cantadas pelos personagens, já que a produção em questão é nada mais, nada menos que um musical. E, felizmente, as cordas vocais de todo o elenco estão "nota 11". Os atores estão perfeitamente afinados e envolvidos, trazendo um espetáculo de sentimentos através das músicas que cantam, passando todo o sofrimento que os envolve através da voz, e, é claro, de suas brilhantes faces. 

Além de todo o preparo vocal e de toda a fascinante atuação, o trabalho de arte também merece muita atenção. O figurino e o cenário roubam a cena diversas vezes. Meu visual favorito, definitivamente, é o da personagem de Helena Diva Bonham Carter - excêntrico como sempre, contrastando com Amanda, que está harmonicamente delicada; Anne e Samantha, com a aparência mais humilde e desgastada.

Me esforcei muito, muito mesmo, para não falar mais do que deveria e contar detalhes relevantes dessa magnífica produção.Confesso que não foi por falta de vontade... Simplesmente não consigo arranjar palavras para esse filme. Apenas quem o assiste consegue sentir todo o impacto, é capaz de se arrepiar, de se envolver com as músicas, de sentir a dor dos personagens, de torcer por cada um deles. Hoje cheguei ao cinema cheia de expectativas. Saí da sala absurdamente satisfeita, rodeada de dezenas de olhos vermelhos e sorrisos sinceros. Acreditem: horas se passaram desde o término da sessão e eu ainda estou tentando me recompor, tentando lidar com todas as emoções de "Os Miseráveis". 

Já vi centenas de filmes na vida, mas posso afirmar sem hesitar que esse foi um dos meus favoritos; até mesmo o mais belo que já vi. Simplesmente cativante, surpreendente. Um "oscar" chega a ser um prêmio insuficiente para tanta perfeição. 

Torço muito para que vocês, pessoas lindas e espertas que eu amo, sejam levadas a um cinema pela curiosidade. Garanto, com todas as letras, que não há como se arrepender. Além de ser um filme de tirar o fôlego, a adaptação da obra de Victor Hugo traz infinitas mensagens ao decorrer das cenas, sendo, praticamente, uma lição de vida. 

Permita-se encantar com esse sonho.


Para você que deseja entrar um pouquinho mais no sacrifício, na dor, no amor e na montanha russa de emoções de "Os Miseráveis", aqui está uma listinha com algumas das músicas marcantes (e impecáveis) do filme:


Por fim, mas não menos importante, o grandioso trailer:






9 comentários:

  1. Preciso ver!! E sua resenha como sempre maravilhosa!!
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vejaaaaaaaa! Qualquer coisa eu vou junto (prometo que não fico dando spoiler ou saio cantando com o filme tá)
      Awww brigada sua linda! Esse apoio significa muito! Beeijos

      Excluir
  2. "enquanto os três problemas do século - a degradação do homem pelo proletariado, a prostituição da mulher pela fome, e a atrofia da criança pela ignorância - não forem resolvidos; enquanto houver lugares onde seja possível a asfixia social; em outras palavras, e de um ponto de vista mais amplo ainda, enquanto sobre a terra houver ignorância e miséria, livros como este não serão inúteis". - trecho da obra "Os Miseráveis" de Victor Hugo
    ....então...filmes como este são imprescindíveis!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada pelo trecho maravilhoso, má! :) é a mais pura verdade!

      Excluir
  3. Eu vi pela internet porque o cinema daqui é um lixo HAHAHAHA e concordo, é maravilhoso! Pensei que fosse ser tosco, como grande parte dos musicais, mas foram bem fieis a Broadway! E você escrevendo impecavelmente bem, como sempre. ♥♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não me conformo que não tá passando no cinema ai :( ISSO É UM ABSURDO! Aw B, que bom que você teve interesse em ver e que, principalmente né, gostou *_* E awwww magina sua linda, brigada mesmo s2s2s2

      Excluir
  4. Puuutz este eu assisti!!
    No começo pensei " o que estou fazendo aqui", mas aí entrei na sensibilidade deste filme e fiquei encantada com as atuações dos atores, principalmente da Anne Hathaway que trabalhou brilhantemente no filme!!!


    bjosss

    ResponderExcluir