sábado, 8 de junho de 2013

O FANTÁSTICO CORPO HUMANO

(como você nunca viu)


Depois de praticamente um semestre de blog inativo, senti a extrema necessidade de arrancar teias de aranha e compartilhar algo um pouco diferente com vocês. Não estou me referindo a filmes ou livros, mas, desta vez, à vida, a nós. 

Como vocês sabem, estudo direito, mas minha paixão por "medicina e afins" nunca vai me abandonar, né? Assim como muitas outras, mas faz parte.

Em 2007 tive a chance de visitar, em São Paulo, a exposição "O Fantástico Corpo Humano" com a escola e agora, em 2013, consegui sentir todos os arrepios novamente, pois essa perfeição tá na minha cidade (Campinas), genteeeeeeeeeee! 

Essa exposição já passou por 40 países e foi vista por mais de 20 milhões de pessoas. Trata-se de cadáveres reais (pelo que me disseram, de ex-presidiários, indigentes ou corpos doados pela própria família, todos do oriente) cujos órgãos foram preservados por plastinação, desidratação de tecidos. (A coitada aqui já está se achando a doutora.)

Há quem visite a exposição com a mente fechada, acreditando que entrará em um necrotério assustador e que morrerá asfixiado com o cheiro do formol. Olha, a realidade é bem diferente. Mal é possível sentir o cheiro e todo o cenário é projetado de modo educativo, com o intuito de atrair visitantes de todas as idades e profissões. (Para os neuróticos, o espaço está rodeado de bombeiros e cadeiras de rodas, tá?)

O objetivo de "O Fantástico Corpo Humano" é, acima de tudo, fazer com que a sociedade se conheça, com que cada indivíduo tenha uma noção mais concreta de como é por dentro. A exposição vai muito além de uma aula de biologia, pois sai da ilustração e parte para "ao vivo e em cores; em carne e osso".

Há toda uma divisão didática, separando as "peças" em áreas distintas, representando, por exemplo, as estruturas ósseas; os sistemas nervoso, digestório, cardíaco, reprodutor etc; fases da gestação e tudo que você possa imaginar. A exposição completa conta com 12 corpos inteiros e 150 órgãos. Cada sessão conta com pelo menos um profissional da área da saúde e com vários quadros explicativos sobre cada membro. Além disso, são apresentados tanto órgãos saudáveis, quanto os prejudicados por, em grande maioria, câncer. A comparação é simplesmente chocante, o estrago é perfeitamente visível. 

O que torna todo esse projeto mais fascinante são as reações que você tem a cada passo que dá. Eu, pelo menos, passei a noite inteira inconformada, intrigada. Como é possível que tudo aquilo caiba dentro de nós? Como é que desenvolvemos estruturas tão ricas a partir de um embrião (muito menor que 1/5 de um grão de arroz)? Como se dá o desenvolvimento semanal, tão perfeito, de um feto? Todos os dias estamos olhando tanto para o superficial e nos esquecemos que, por dentro, somos todos tão iguais. O ser humano, apesar de tremendamente ignorante em alguns aspectos, é tão evoluído, tão belo. Não sei qual a crença de vocês, mas seja Deus ou seja mero mistério da ciência, fomos criados, definitivamente, por uma perfeição milimetrada, única.


Posso afirmar com todas as letras possíveis que essa é uma experiência de grande valor. Além de contar com tanta beleza, com tantos meses de trabalho, é algo que, definitivamente, te faz refletir em algum momento. 

Se vocês tiverem interesse, em uma hora e meia, no máximo duas horas, é possível admirar cada cantinho da exposição. Para isso, vocês só precisam ir para o Parque Dom Pedro Shopping, entrada das águas, área externa, até o dia 30 de junho de 2013. Clicando aqui vocês conseguem todas as informações de preço, horários de funcionamento e outras curiosidades. 









2 comentários:

  1. A cena dos embriões é simplesmente linda e encantadora!
    E o nome é dígno, pois é fantástico estas exposições!
    Lendo o blog e vendo as imagens me deu mais vontade de ir...

    ResponderExcluir
  2. Nossa, foi onde eu fiquei mais tempo! Não sei se é instinto materno falando mais alto ou se foi pura curiosidade mesmo hahaha é lindo mesmo :) vale a pena ir de novo, sá (: aproveita que a meia tá só R$20,00 e agora é na nossa cidade, uhuuuu

    ResponderExcluir