domingo, 6 de janeiro de 2013

Looking for Alaska.

Recomendação do dia (pra vida)

LIVRO: Quem é você, Alasca? (Looking for Alaska)
AUTOR: John Green
LANÇAMENTO: 2005
PÁGINAS: 229
SINOPSE: Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras — e está cansado de sua vidinha segura e sem graça em casa. Vai para uma nova escola à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o “Grande Talvez”. Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young. Inteligente, engraçada, problemática e extremamente sensual, Alasca levará Miles para o seu labirinto e o catapultará em direção ao Grande Talvez. Quem é você, Alasca? narra de forma brilhante o impacto indelével que uma vida pode ter sobre outra. Este livro incrível marca a chegada de John Green como uma voz importante na ficção contemporânea. 

MELTIDA TAGARELA: Quem passa pela estante da livraria e vê esse livro, sem muitos exemplares ao seu lado, de primeira, não dá a atenção que essa perfeição merece. Infelizmente é uma história pouco conhecida no Brasil, mas "Looking for Alaska" já foi traduzido para mais de 15 idiomas :)
O que me levou a ler esse livro foi minha absurda paixão pela outra obra (a mais recente e popular) do autor: "A culpa é das estrelas", maravilha que li da noite para o dia.
Comprei a história de Alasca Young por R$39,00 na Livraria Cultura (infelizmente livros nesse país são caros, mas olha, esse investimento valeu muito a pena). Comecei a leitura ontem mesmo, por volta das 17h e quando me dei conta, bem antes da meia noite, já tinha devorado até a última página. Confesso que senti muita dor nas costas por conta das horas e horas lendo (torta) no sofá, mas não me arrependo nem um pouquinho.
Há quem ache histórias assim clichês, mas eu te garanto que o John Green dá de 10 x 0 no Nicholas Sparks. Ok gente, calma, eu também gosto dos livros do Sparks, mas suas histórias mais recentes são muito piegas.
John Green consegue tornar a leitura tão gostosa! Além da linguagem "fácil", seus livros tem um enredo altamente cativante. Seus personagens são sempre muito marcantes, especiais. Pode ser bobo da minha parte dizer isso, mas enquanto você lê, você imagina a história de cada um, você os vê do seu lado, sente como se os conhecesse de fato.
Além de me simpatizar com o jeito awkward e inteligente de Miles/Gordo, fiquei muito, muito mesmo, impressionada com os traços marcantes da protagonista, Alaska Young. Sua filosofia de vida é intrigante, seus atos são sempre divertidos, apesar de uma depressão que carrega nas costas. Acho que todo leitor desse livro cria, instantaneamente, uma simpatia imensa com essa personagem.
Infelizmente eu tenho bom senso e não posso sair distribuindo spoilers, mas meu deeeeeeeeeus que livro encantador! Ri, chorei, meditei, filosofei, emputeci, ri mais, chorei mais. Simplesmente me entreguei à leitura.
Você bem que deveria fazer o mesmo :) PROMETO que não vai se arrepender. Eu, pelo menos, terminei o livro com uma nova filosofia de vida, a procura do meu Grande Talvez e, é claro, questionando sobre a saída do labirinto.


"Se as pessoas fossem chuva, 
eu era a garoa e ela um furacão."


Nenhum comentário:

Postar um comentário