domingo, 13 de janeiro de 2013

Cloud Atlas.

Do you ever feel like the universe is against you?

FILME: Cloud Atlas (A Viagem) / baseado no romance de David Mitchell
ANO DE LANÇAMENTO: 2012 (EUA) / 2013 (Brasil)
DURAÇÃO: 172 minutos
GÊNERO: Drama / Ficção
ELENCO: Tom HanksHalle Berry, Hugh Grant, Susan Sarandon, Jim Broadbent, Hugo Weaving, Jim Sturgess, Ben Whishaw, Keith DavidDavid GyasiZhou Xun e Doona Bae.
SINOPSE: Em "A Viagem" várias histórias em épocas diferentes, passado, presente e futuro, estão conectadas mostrando como um simples ato pode atravessar séculos e inspirar uma revolução. Os diretores da trilogia Matrix dirigem uma épica história através dos séculos. 

MELTIDA TAGARELA: Ainda estou sem palavras para essa produção incrível. Infelizmente, o filme é complexo demais para minha capacidade humana, então não esperem nenhuma resenha decente, por favor
A riqueza de detalhes de "A Viagem" é, sem dúvidas, especial. Os cinemas estavam precisando de um filme tão completo, único. 
Apesar das quase três horas sentada, senti que o tempo voou. E, de fato, voou, já que o filme salta a todo instante através de seis épocas distintas, desde 1849, em que um advogado e um escravo se ajudam, a milhões de anos no futuro, relatando o conflito entre a tribo sobrevivente e canibais (106 anos depois de um marcante acontecimento, "a queda"). Nesse meio, várias cidades e décadas formam o cenário do filme.
Em 1946, há uma história sobre amor proibido (homossexual) no pós-guerra inglês e a criação de uma sinfonia adorável (Cloud Atlas Sextet), que pendurará por toda a história. Em 1973 uma jornalista investiga usinas nucleares em São Francisco, enquanto em 2012 (a parte mais cômica de todo o filme) um grupo de idosos da Escócia tenta escapar do asilo. Por fim, um dos marcos mais importantes, em 2144 uma fabricante japonesa torna-se líder de uma revolução. 
De modo surpreendente, todas as histórias se conectam sutilmente. Há uma visão da doutrina espírita, na qual cada indivíduo sofre as consequências de suas ações, boas ou ruins, ao longo de suas vidas, como forma de reflexão. Tudo está conectado. Cada ator presente em "A Viagem" interpreta cerca de seis personagens, ganhando maior ou menor foco de uma história para outra. 
Além de todo o enredo "quebra-cabeça" intrigante e perfeitamente bem bolado, o trabalho da direção de arte, de fotografia, figurino e, especialmente, de maquiagem merece o maior reconhecimento. Se não fosse a especificidade, a riqueza de detalhes em cada cena, seria difícil distinguir o contexto fluido e confuso a cada quatro minutos. Alguns atores, com o trabalho dos maquiadores, ficaram perfeitamente irreconhecíveis.  A equipe conseguiu, de modo brilhante, transformar ocidentais em orientais, homens em mulheres, mulheres em homens, jovens em idosos, humanos em mutantes, etc. É simplesmente magnífica a riqueza de detalhes, o produto final. Seus olhos simplesmente não conseguem acreditar no que está diante deles. 
Peço desculpas por não explicar o filme, porque, simplesmente, esse é um filme inexplicável. Acho que mesmo que eu assista essa perfeição mais duas ou três vezes, será difícil chegar a uma conclusão exata. Também não o farei porque já dei spoilers suficientes, não? Agora você deve tirar suas próprias conclusões e se surpreender com os efeitos e a mensagem deste filme.
"A Viagem" já está em todas as salas de cinema do Brasil. Você está esperando o que? :)
“Our lives are not our own.

We are bound to others. Past and present.

 And by each crime; and every kindness we birth our future” 


“Our lives and our choices, each encounter, suggest a new potential direction. Yesterday my life was headed in one direction. Today, it is headed in another. Fear, belief, love, phenomena that determined the course of our lives. These forces begin long before we are born and continue long after we perish. Yesterday, I believe I would have never have done what I did today. I feel like something important has happened to me. Is this possible?”

Para quem se interessar, o trailer :)



6 comentários: