segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

It's kind of a funny story.

“I was having a dream.
 I don’t know what it was, but when I woke up, I had this awful realization that I was awake.
 I didn’t want to wake up. And that’s really sad.
 It was almost like a reverse nightmare, like when you wake up from a nightmare
 you’re so relieved.
 I woke up into a nightmare.”


FILME: It's Kind of a Funny Story (Se enlouquecer, não se apaixone)
ANO: 2010
(Baseado no livro de Ned Vizzini, 2006)

DURAÇÃO: 101 minutos
ELENCO PRINCIPAL: Keir Gilchrist, Emma Roberts, 
Zach Galifianakis
SINOPSE: Às vezes o que se passa na sua cabeça não é tão louco quanto você imagina... Essa é uma verdade para Craig, um estressado adolescente que decide se internar numa clínica psiquiátrica por um tempo. Mas, ao contrário do que esperava, o que ele realmente encontra é um problemático mentor, um novo amor e a oportunidade de recomeçar. Charmoso, espirituoso e inteligente, uma história de amadurecimento que é uma espécie de história engraçada.


MELTIDA TAGARELA: Sabe aquele filme que você sempre teve vontade de assistir, mas nunca teve o mínimo de paciência exigido para um mísero download? Então.
Há muito tempo via gifs interessantes no tumblr, o que logo me chamou a atenção. Depois, ano passado, um amigo me recomendou esse filme pelo menos três vezes e a minha resposta sempre foi "aw, sempre quis ver."
POIS BEM, AGORA EU VI. 
Graças a Deus, eu vi.

Finalmente posso dizer o quão incrível essa história é. Confesso que achei o ritmo do filme um pouco parado, monótomo. PORÉM nada disso interfere na qualidade, na essência de "It's kind of a funny story", bom para todas as horas. No entanto, esse é o filme ideal para você assistir quando achar que (quase) tudo está errado. Sabe? Quando você sente um incômodo, um vazio. Quando você anda estressado, com a mente agitada demais para pensar em alguma sanidade. 
Felizmente, não me encontro no status depressivo, não sinto a mesma necessidade do protagonista de sumir com tudo. Aprecio muito minha vida e todos os presentes que Deus me deu. Confesso que nunca pensei em me cortar ou me jogar de uma ponte. Mas, infelizmente, muitos jovens sentem essa angústia, essa necessidade de aliviar a dor. Eu procuro entender. Eu entendo o personagem, a bagunça em sua cabeça. E, acima de tudo, queria arranjar uma "chave" capaz de melhorar essa situação, capaz de cicatrizar. 
O curioso desse filme é que o adolescente, por mais que tivesse problemas, logo percebe o quão simples seu drama é. Ao conviver no hospital com outros jovens e adultos que sofrem 10x mais  que ele, que têm algum distúrbio mental, trauma, etc, Craig recebe um "choque de realidade" e começa a dar valor ao que ele tem. 

"There are so many people in the world who are struggling so hard just to live.
 And it's like, self-indulgent for me to not appreciate what I have."

Além de receber essa lição de vida, o menino, que antes tentou se matar, passa a melhorar os sintomas de seus colegas, dos pacientes mais perturbados. O garoto se envolve com as histórias de cada um, com os "porquês"; busca maneiras simples de ajudá-los, de fazer com que eles vivessem. Para mim, esse é o marco belo do filme. É o que torna essa história tão especial.

Olhe para alguém na rua, aleatoriamente. Até mesmo alguém que você tenha mais intimidade. Dificilmente você será capaz de adivinhar se essa pessoa precisa de ajuda, se ela é realmente feliz ou o que a levou a ficar daquele jeito. Você também nunca saberá como curá-la até que se envolva, até que agarre a causa, que sorria.
Vejo que os problemas são consequências dos mais diversos motivos, nas mais variadas intensidades. 
Como encará-los? 
Essa é uma pergunta cuja resposta é bastante pessoal. Mas saibam que essa resposta existe :) Deixe sua imaginação fluir, apenas.

"Sometimes I wish I had an easy answer for why I'm depressed."

"I just don't want to get people's expectations up 
and then disappoint them later."

“Dreams are only dreams until you wake up and make them real.” 

"Do you like music?"

"Do you like breathing?"


2 comentários:

  1. Cê devia ser colunista de revista, Mel!
    Fiquei com vontade de assistir, cê alugou ou baixou?
    <3

    ResponderExcluir
  2. AW SUA FOFINHA <3
    É uma graça de filme, você vai amar, B, juro!
    Eu aluguei, mas é fácil achar pra baixar :3 VEJAAAAAAAAAAAAAAA

    ResponderExcluir